quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O uso do telemóvel na escola

            Atualmente, muito se fala no uso do telemóvel na escola, mas afinal trata-se de uso ou abuso? Muitas das pessoas defendem o seu uso na escola por, assim, poderem estar em contacto com a família. Eu defendo exatamente o contrário.

            O uso do telemóvel na escola deveria ser proibido pois, nas aulas, os alunos têm tendência a estarem constantemente a ver quando recebem uma mensagem, não tomando atenção à aula, às explicações do professor... Por vezes, fazem auxiliares de memória no telemóvel para conseguirem tirar boas notas nos testes, não tendo o trabalho de estudar para o mesmo. Alguns dos alunos tiram fotos nas aulas, o que eu acho inútil, e vão postar no facebook, muitas das vezes com uma descrição do tipo: "Esta aula é uma seca." ou "Odeio esta aula."

    Os alunos também têm a desvantagem de lhes poder ser confiscado o telemóvel, de lho roubarem, de o poderem perder…

    Para evitar tudo isto, os alunos deveriam deixar os telemóveis em casa, colocá-los numa caixa existente na sala de aula ou, se não cumprirem estas regras, a escola poderia proibir o uso do telemóvel, bloqueando o acesso à rede móvel dentro do recinto escolar.

    Geralmente os alunos dão sempre a desculpa de que, se o telemóvel for proibido nas escolas, não estão em contacto com a família, mas para isso existe a telefonista para onde, em caso de emergência, os encarregados de educação podem ligar.

    Por tudo isto, defendo que o uso do telemóvel deveria ser expressamente proibido dentro do espaço escolar.
Érica Gomes  8ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário